CONHEÇA OS TRATAMENTOS OFERECIDOS PELA CLÍNICA PNEUMOLÓGICA

As doenças pulmonares atingem grande parte da população e podem ter diferentes causas. Algumas tem origem genética e familiar, outras tem como causa a exposição a agentes nocivos, como o cigarro, poluição e fumaça de fogão a lenha. Muitas outras tem origem infecciosa, seja através de vírus, bactérias ou fungos.

Podem ser do tipo:

• Obstrutiva: doenças dos pulmões em que os brônquios ficam estreitados, dificultando a passagem de ar. Exemplos : asma e DPOC;

• Restritiva: doenças que acometem a estrutura pulmonar, causando expansão incompleta e aumentando sua rigidez. Exemplo: fibrose pulmonar;

• Infecciosa:
- infecções do trato respiratório superior (resfriado, gripe, sinusite, amigdalite, faringite, laringite...);
- infecções do trato respiratório inferior (pneumonia, infecção brônquica, tuberculose...);

• Tumores: alguns tipos de câncer;

• Doenças da pleura (pleurite, tumor, tuberculose...):

• Doenças vasculares: afetam a circulação pulmonar (embolia pulmonar, hipertensão pulmonar...):

Algumas doenças podem ser tratadas e resolvidas mais rapidamente, outras possuem tratamentos complexos e crônicos, podendo comprometer a saúde e o bem-estar, e até levar ao óbito.

Podem ser caracterizadas por tosse, dor no peito, falta de ar, chieira, dificuldade para respirar, cansaço, entre outros sintomas.

Nesta seção serão apresentados os sintomas respiratórios, assim como as principais doenças pulmonares, para a melhor compreensão e entendimento.

Boa leitura!

Sintomas respiratórios

Saiba mais sobre os mais comuns sintomas que podem atingir a sua respiração

Doenças pulmonares