Exames

ENTENDA COMO A PNEUMOLOGIA PODE AJUDAR A SUA VIDA

Os Pneumologistas são habilitados para a realização, verificação e estudo dos exames que avaliam a função e a anatomia pulmonar.

Os exames mais comuns são o Raio X e a Espirometria. Mas também são importantes e fazem parte da rotina do pneumologista, exames sanguíneos, tomografia do tórax, arteriografia pulmonar, cintilografia ventilação x perfusão, entre outros.

Na Clínica Pneumológica é realizada a Espirometria ou Prova Ventilatória Pulmonar.
1

ESPIROMETRIA

SAIBA COMO FUNCIONA ESTE EXAME

A espirometria é um exame simples, cujo objetivo é medir a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai dos pulmões. Costuma-se dizer, que ela mostra o funcionamento dos pulmões.

Os dados obtidos por este exame possibilitam a identificação de obstrução à passagem do ar ou se os pulmões não estão com a capacidade ideal de ar dentro deles. Dessa forma, pode ser utilizado para a identificação de doenças pulmonares, para avaliação da resposta ao tratamento instituído pelo seu médico e também acompanhar a evolução de sua doença pulmonar ao longo do tempo.

Durante o exame você ficará na posição sentada e serão fornecidas instruções das diferentes manobras de sopro a serem realizadas.

Tudo ficará registrado em gráficos, que possibilitarão ao pneumologista realizar interpretações sobre sua função pulmonar.